O símbolo da Rosa dos Ventos representa uma volta completa do horizonte, com seus pontos cardeais: norte, sul, leste e oeste; pontos colaterais: nordeste, noroeste, sudeste e sudoeste; e pontos subcolaterais: nor-nordeste, lés-nordeste, lés-sudeste, su-sudeste, su-sudoeste, oés-sudoeste, oés-noroeste e nor-noroeste.
A Rosa dos Ventos é um dos símbolos da navegação, e representa o rumo certo, a decisão ponderada, a melhor escolha, simbolizando também a sorte e bons ventos.
Considerado um instrumento muito importante utilizado desde muito tempo pelos marinheiros, representou uma grande revolução para a navegação, já que a sua descoberta permitiu expandir os horizontes marítimos mediante a exploração de mares abertos em quaisquer condições temporais.
Muitas vezes a Rosa dos Ventos pode estar relacionada com as chamadas “oito portas”, as oito direções do espaço marcados pelos quatro pontos cardeais que representam os quatro elementos (terra, água, ar e fogo) e os quatro estados intermediários da matéria (o seco, o úmido, o frio e o quente). Nesse sentido, a Rosa dos Ventos simboliza a unidade dos elementos do universo.